domingo, 22 de janeiro de 2012

Traição


Sem delongas, traição é um negócio chato. Chato, claro, muito mais pra quem é a vítima. Dá uma revolta, tristeza, vontade de matar o excomungado traíra, enfim, muitos sentimentos ruins ao mesmo tempo. (E quem trai e se arrepende tem vontade de se matar, mas, geralmente é covarde demais para isso e, bom, ainda bem, não queremos que ninguém se mate. Se bem que, é bom que o traíra se lasque um pouco pra aprender a não mais sacanear os outros.)

Seja em qualquer área da vida, traição é a pior coisa que existe. É um tiro pelas costas, uma rasteira desavisada, é pegar um coração aberto de boa vontade e espatifá-lo contra a parede.

Vejo muito marmanjo casado traindo sua esposa (sei que tem muita casada por aí pulando a cerca também). Quer dizer, não vejo, mas sei que há. E há mesmo. E muito. O pior é que os caras se acham os bonitões pegadores. Poxa, se quer continuar na "pegação", por que casou ou namora ou mora junto ou seja lá o que for? Traição, além de ser uma baita sacanagem é uma babaquice. E quando a casa cai, meu amigo, o problemão que é?! Aceitemos a verdade: A casa SEM-PRE cai (Eclesiastes 12:14). E se sempre cai, pra que bulhufas o cara vai mexer com isso? Não vou dar conselhos pra melhorar seu relacionamento, se vira, mas sair com outra(o) só vai piorar.

Apesar de toda essa babozeira acima, eu queria falar de um outro tipo de traição, na minha opinião, o pior tipo: A traição a si mesmo. É isso aí. Tem muito camarada traindo a si mesmo por aí. Nêgo que paga de certinho, mas quando a coisa aperta vira um sem vergonha daqueles. Desses que dizem "isso eu não faço!", ou "pra lá eu não volto!", ou "eu nunca vou te abandonar!". É patético. E todo mundo, uma vez ou outra comete esse erro banal. A gente não sabe o futuro pra dizer que nunca ou sempre vai fazer alguma coisa, mas se disse, se prometeu, meu irmão, se exploda, mas cumpra a bagaça. Entendo que todo mundo erra, eu sei, mas não traia a si mesmo, por favor. Deve ser patético pra Deus me ver dizendo "ai, eu vou te amar pra sempre", e, no minuto seguinte envergonhá-Lo. Chega a ser ridículo ver alguém cair naquilo que condena, pior ainda quando esse alguém sou eu. Se eu não sou fiel a mim mesmo, como posso ser fiel aos outros? E a Deus, que nem sequer vejo? (Obs: se você prometeu que vai fazer um troço errado, tipo crime, desordem ou qualquer outra idiotice do gênero, deixa de ser burro e NÃO faça. Dizer que vai fazer uma bobagem e fazer é o jeito mais imbecil de se trair.)

E é o que eu digo, amiguinhos, se querem prometer alguma coisa, prometam algo que possam cumprir. Experiência própria, já me traí muitas vezes e é um sentimento de incapacidade horroroso. Hoje, tento falar menos (besteiras) pra me comprometer só com o necessário (oh, não sou bom exemplo pra ninguém. Quer ir na pilha de alguém, imite Jesus Cristo)! No mais, temamos a Deus e obedeçamo-Lo. É, eu sei, é a coisa mais difícil que existe na face da Terra, ainda mais para humanos fracotes como nós. Mas é a garantia de que nós vamos trair-nos menos e amar-nos mais. E começar a aprender a amar os outros.

Abraço, cambada.

Hudson Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário