quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Acontecer

O que está acontecendo? O que é que há? Estas perguntas começaram a me perturbar de uns dias para cá. Numa discussão com um líder religioso, ele disse que “não está acontecendo nada” com o grupo de jovens da igreja. A propósito eu sou o líder desse grupo. Isso foi um direto no queixo. Eu fiquei muito chateado, mas não rejeitei a crítica e comecei a refletir e até cheguei a constatar que ele tinha razão, apesar de nós tentarmos trabalhar com os jovens, tentar organizar estudos bíblicos que realmente ensinem a verdade (longe de mim desmerecer alguém, eu sou um merda, mas não quero ser) e não essa entorpescência nauseabunda que faz esse bando de desavisados (nós, o povão) engolir,  digerir, achar gostoso e querer mais ainda.

Então, esse mesmo líder anuncia “tempo de mudança”, um “novo tempo”. Santo Deus, que vontade de vomitar. É porque esse “novo tempo” era a apresentação da nova logomarca da igreja, da nova logomarca da nova convenção. Fora o anúncio de diversos eventos góspi com “o intuito de salvar almas” (claro!), com cartazes coloridos, bem trabalhados (haja tempo disponível pra trabalhar tanto no Corel).

Pai eterno e eventual leitor: É essa a mudança? Cartazinhos coloridos e festinhas? É isso que tem que acontecer? Luauzinho, festinha de época, festivalzinho? Zero de discipulado, zero de ordem e decência, zero de Espírito de Deus. Jesus Cristo sendo só da boca pra fora e pra bem longe! Meu Deus, eu estou gritando pro mundo, é essa a mudança? (Senhor, eu não quero atacar pessoas, todos nós somos muito defeituosos, eu sei disso. Sou muito sujo e de dura cerviz, mas, por favor, mude os pensamentos (o meu, primeiramente) pra estarem de acordo com os Seus.) Isso é o que não estava acontecendo no meio dos jovens?

Eu digo o que não acontece na vida dos jovens: arrependimento, aprendizado, quebrantamento, boa vontade de obedecer a Deus, alegria de salvação, redenção, paraíso de Deus, graça, frutos do Espírito. E nisso TODOS NÓS temos responsabilidade! Inclusive cada indivíduo, por não querer nada com o reino de Deus; eu, por ser um líder negligente que poderia estar lutando de forma bem mais efetiva e buscando maneiras de trazer um pouco mais de Deus pra os meus liderados; o meu líder, por não orientar da maneira devida (isso mesmo, só meter o pau não resolve, apresente soluções! Poxa eu me encaixo nessa também...). E uma festinha aqui e outra ali vai angariar almas pra Jesus? Será que ninguém aprendeu? Isso nunca deu certo! Não é uma boa promotoria de eventos (kkkkk) que vai fazer acontecer alguma coisa com alguém. Será que não aprendemos que devemos pregar o Evangelho simples e puro, sem invenção de moda, sem distorções pra encher ego ou distrair ninguém? Ainda vamos na pilha desse monte de estrume desgraçado dos infernos que tem sido vomitado nos púlpitos, continuando a degustar dessas alfarrobas nojentas a nós oferecidas, cheias de idolatria e materialismo, auto-ajuda (?) e prolixidade?

Não estamos aprendendo a amar a Deus sobre todas as coisas, nem ao próximo como a nós mesmos. Não somos gentis, altruístas. Queremos aparecer, ser vistos e reconhecidos. Dizemos que a glória é a Deus, mas queremos essa glória pra nós e, assim, enganamos até a nós mesmos. Mas o que vai “acontecer”? Festinhas. Eventinhos. Tudo para o “reino” (bah, patético!).

Somos um bando de covardes! Não aproveitamos nossa liberdade e inventamos um monte de palhaçadas e deixamos o Evangelho de Cristo de lado. Queremos ir com Deus, mas até onde achamos legal, não aonde Ele quer que cheguemos. Queremos acontecer pra sermos destaque, mas não deixamos Jesus acontecer nas nossas vidas. Pois quando Jesus acontece na vida de um ser humano, é uma loucura total, uma mudança bruta e drástica de paradigmas, começa um desprezo pelo mundo e pelas coisas, um desprezo pela própria vida, pelas próprias realizações para viver a vontade de Deus. E é justamente isso o que NÃO acontece nas igrejas, com ou sem festinhas e eventinhos legais pra galera.

Jesus acontece na vida do homem e esse homem perde o medo de falar, o medo de ser julgado, o medo de se ferir, o medo de sofrer, o medo de morrer. Vê os impropérios e dissabores da vida por causa do Evangelho como honra. Enxerga privilégio ao ser martirizado por causa do nome de Jesus. E eu estou muitíssimo, extremamente distante disso. E é isso que eu preciso aprender. É isso que tem acontecer comigo e com os jovens e com quem quer que seja!

Precisamos viver a alegria da salvação, mas angustiados pelos que ainda estão perdidos. E, cá pra nós, fazer festa e encontros e blá-blá-blás do gênero não reflete nada disso.

A igreja está na contramão da Igreja. Continua flutuante, sonhadora (porque dorme), carnal e imprudente. É preciso acontecer uma conversão generalizada, para que possamos começar, de fato, a cristianizar o mundo como manda a Palavra, e não viver um mundanismo maquiado de igrejinha.

Perdoe-nos, ó Deus, por nossa incompetência. Tenha misericórdia e nos converta.

Amém.

Hudson Chaves

Um comentário:

  1. Andressa ... em busca da verdadeira verdade ..segunda-feira, agosto 29, 2011

    concordo .... pois quando entrei na igreja pela primeira vez eu queria aprender a buscar a verdade , sentir realmente o amor de Deus por mim e mostrar a ele o meu ... mas com tempo percebi que pessoas não são perfeitas e me vi num emaranhado de confusões , palavras destorcidas , verdades não ditas e hoje estou aprendendo a me conhecer , tentando reconhecer essas verdades não ditas , ir de encontro a um Ser que é maior do que todos e de tudo ... acho que estou no caminho certo ...
    E para isto tive sim , influências , lições de força e perseverança e com essas lições estou aprendendo .. buscando as verdades e reconhecendo-me ...
    Reconhecendo que líderes são falhos , pessoas ... não são perfeitas , amigos ... escolher bem ,igreja .... não leva ninguém pro céu e por fim , EU .. uma pessoa falha ... buscando um caminho que no qual eu já reconheço e pretendo seguir no mesmo com sinceridade e perseverança ... sem me deixar abater , sem precisar de festas temáticas , aventuras , enfim , é tudo tão simples que complicamos tanto ..
    estou aprendendo a enxergar a verdade nesse emaranhado de confusões e intigas ...
    Senhor , me espere !!!!!!!!!!!!!!!! tó indo devagarzinho , mas tó indo !!!

    ResponderExcluir